Seu provedor tem ou já teve problemas de banimentos de números no WhatsApp? Sabia que existe uma série de práticas que você pode seguir para evitar essas situações? Neste artigo, vamos te mostrar as melhores maneiras de acabar com os banimentos de uma vez por todas!
Já abra seu bloco de notas para fazer as anotações e boa leitura!
Por que o WhatsApp bane números?
Antes de partirmos para as boas práticas que evitam o banimento, é importante entendermos o motivo pelo qual o aplicativo se comporta dessa maneira.
O WhatsApp possui regras rigorosas para garantir um uso adequado, orgânico e seguro para seus usuários. Qualquer prática que fuja disso pode ser considerada abuso e a plataforma pode banir o número. Confira os principais motivos:
- Disparar mensagens para uma grande quantidade de pessoas, principalmente sem o consentimento delas;
- Enviar mensagens repetitivas ou promocionais, que são caracterizadas como spam;
- Violações das políticas de uso do WhatsApp, como compartilhar conteúdos ilegais, enganosos, grosseiros ou perigosos;
- Reclamações e bloqueios por parte de usuários.
Consequências do banimento para provedores de internet
O banimento de números no WhatsApp pode trazer uma série de transtornos para provedores de internet que precisam utilizar o aplicativo em sua rotina. Dentre eles, podemos citar:
O impacto direto em atendimento ao cliente, vendas e suporte
Com a impossibilidade de enviar mensagens ou responder clientes, leads deixam de ser convertidos e problemas técnicos podem demorar mais para serem resolvidos. Isso afeta tanto o faturamento quanto a experiência do cliente.
Tempo e custo para recuperar ou reativar números
Reverter um banimento pode levar dias, além de exigir recursos para configurar novos números ou buscar soluções alternativas. Isso representa custos financeiros e perda de produtividade.
Atrasos de campanhas
Sem o número funcionando, os fluxos das campanhas programadas são quebrados, o que atrapalha todo o andamento das campanhas e seus resultados.
Por isso, é essencial que os provedores usem o WhatsApp de forma estratégica e alinhada às regras da plataforma, garantindo a continuidade das operações e a satisfação dos clientes.
A seguir, você vai conferir as boas práticas para usar a ferramenta de forma ética e responsável, priorizando a experiência do usuário. Então vamos às dicas de como evitar os temidos banimentos.
Dicas para evitar banimento de números no WhatsApp
1. Utilize o WhatsApp Business
Para evitar transtornos, utilize um número só para campanhas e cadastre no WhatsApp Business. Para dar mais profissionalismo e credibilidade, humanize o perfil do seu App com foto de perfil, endereço, descrição da empresa, site, e-mail de contato, etc.
💡 Adicionar o máximo de números possíveis na sua agenda também faz toda a diferença.

2. Aqueça seu número
Antes de iniciar campanhas, realize um “aquecimento” do número, utilizando ele de forma orgânica, sem nenhuma automação. Você pode fazer isso da seguinte forma:
- entrando em grupos movimentados do WhatsApp;
- postando no status no WhatsApp;
- conectando sua conta no WhatsApp Web;
- trocando mensagens com no mínimo 10 pessoas conhecidas, estabelecendo um diálogo que envolva, texto, imagens e até áudios, se possível;
💡 Faça esse aquecimento por alguns dias antes de começar a fazer os envios em massa.
3. Envie mensagens humanizadas
Se tem uma coisa que ninguém gosta, é receber mensagens tipo SPAM. Para evitar que os usuários bloqueiem seu número, aposte em mensagens humanizadas, que pareçam conversas.
💡 Chame o cliente pelo nome, insira emojis e aposte em mensagens que permitem a sua identificação, tais como vídeo e áudios (Se for alguém conhecido do provedor, melhor ainda). Veja o exemplo abaixo.
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4. Tenha atenção para o horário dos envios
Priorize os envios massivos no começo do dia, pela manhã. Como o processo de envio acontece aos poucos e leva horas, essa prática evita que os clientes recebam mensagem à noite ou pela madrugada.
💡Esse processo de envio lento, que é um medida adotada pela Zapisp, também é uma prática essencial para evitar banimentos de números no WhatsApp.
5. Faça campanhas relevantes
Envie campanhas que sejam relevantes, que agreguem valor e que o cliente enxergue como um benefício. Lembre-se que WhatsApp não é Instagram para você usar como vitrine. Veja alguns exemplos de mensagens relevantes:
- campanhas de relacionamento (aniversário, datas comemorativas, etc);
- divulgação de promoções pontuais e direcionadas;
- avisos diversos (problemas de conexão em regiões específicas, por exemplo);
- pesquisas personalizadas, de pós-atendimento ou NPS;
- convite para um programa de indicações.
6. Deixe as listas de envios sempre atualizadas
É natural que, quando os contatos que não são seus clientes recebem mensagens bloqueiam a sua conta. Portanto, sempre mantenha sua lista atualizada, apenas com clientes.
💡 Se você já usa a Zapisp, pode usar o botão descadastrar-se, para que sua base de clientes decida se quer continuar recebendo suas comunicações pelo WhatsApp ou não. Essa pode ser uma forte ferramenta contra os banimentos.
7. Vai fazer cobrança? Envie outras mensagens antes.
Se você nunca mandou mensagem para o cliente que você vai enviar cobrança, priorize outro tipo de comunicação antes. Isso evita que ele te bloqueie logo de cara ou ache que está recebendo mensagem de golpistas.
Preparamos um checklist pra te ajudar

O que fazer se o seu número for banido?
Infelizmente, mesmo utilizando as boas práticas que citamos até aqui, pode acontecer banimentos de números no WhatsApp. Mas, calma! Se você seguiu todas as regras, pode solicitar a revisão diretamente no aplicativo.
Para isso, basta clicar em Solicitar análise e esperar. O processo pode levar algumas horas ou até 1 dia. Você receberá uma notificação do WhatsApp quando a análise for concluída. Enviar mais de uma solicitação não acelera o processo de análise.
⚠️ Caso seu número tenha sido desbloqueado após um banimento, NÃO envie mensagens para um número que tenha te denunciado ou bloqueado. Isso pode gerar um bloqueio instantâneo.
Agora é com você!
Chegou a hora de transformar o uso do WhatsApp no seu provedor de internet! Com as boas práticas que você acabou de conhecer, é possível reduzir os riscos de banimentos de números no WhatsApp e fortalecer o relacionamento com seus clientes.
E para tornar esse processo ainda mais simples e eficiente, que tal conhecer a Zapisp? Nossa plataforma oferece todas as ferramentas que você precisa para gerenciar suas pesquisas, campanhas e comunicações de forma estratégica.
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