Sucesso do cliente
O que fazer após a pesquisa de NPS? Dicas de tratativas para reter clientes no seu provedor

O que fazer após a pesquisa de NPS? Dicas de tratativas para reter clientes no seu provedor

Publicado por:
Amanda Vaz
Publicado em
February 7, 2025

A pesquisa de Net Promoter Score (NPS) é uma ferramenta essencial para medir a satisfação e a lealdade dos clientes em relação ao seu provedor de internet. Com ela, é possível identificar clientes que estão prestes a cancelar a assinatura.

No entanto, o verdadeiro valor do NPS está nas ações que você toma após a pesquisa, afinal, de nada adianta ter as informações e não aproveitá-las.

Neste artigo, vamos abordar as melhores práticas para interpretar os resultados e implementar estratégias eficazes para a retenção dos seus clientes.

Por que fazer a pesquisa NPS?

Além de ser seguir uma metodologia eficiente, a pesquisa de NPS tem aplicação simples e direta. Com a segmentação de clientes em promotores, neutros e detratores, o NPS facilita a tomada de decisões estratégicas. 

Enquanto os promotores são defensores da marca e contribuem para o crescimento orgânico por meio de recomendações, os detratores representam riscos para a reputação da empresa e demandam atenção especial. 

Dessa forma, os resultados da pesquisa direcionam esforços para melhorar o relacionamento com os clientes e impulsionar a fidelização.

O NPS também se destaca por sua rapidez, padronização e aplicabilidade. Com apenas uma pergunta, as empresas conseguem obter um panorama claro sobre a percepção dos clientes.

Caso você não saiba como funciona a aplicação e o cálculo do NPS, temos um material completinho com esse assunto. Clique aqui para acessar.

Agora que você já sabe a importância do NPS, vamos às dicas de como realizar as tratativas com os clientes após a pesquisa.

1. Analise os resultados da pesquisa

O primeiro passo após coletar os dados do NPS é analisá-los de forma segmentada. Divida os clientes em três grupos:

Promotores (clientes que deram nota 9 ou 10): esses clientes são fiéis e satisfeitos, com grande potencial de recomendar seu serviço.

Neutros (aqueles que deram nota 7 ou 8): esses estão indiferentes e podem ser facilmente conquistados pelos seus concorrentes. A boa notícia é que eles também podem ser surpreendidos com ações pontuais do seu provedor para torná-los promotores.

Detratores (clientes que deram de 0 a 6): aqui você deve colocar uma bandeira vermelha para reverter a insatisfação desses clientes. Esses, estão propensos a cancelar a assinatura e falar negativamente do seu provedor.

Percebeu que a nota final da sua pesquisa de NPS está baixa? Investigue! 

Invista tempo na análise dos comentários da pesquisa para entender onde seu serviço está deixando a desejar para realizar as melhorias.

2. Aja rapidamente com os detratores

Os clientes detratores devem ser sua prioridade. Eles estão insatisfeitos e podem estar próximos de cancelar o serviço. Algumas abordagens eficazes incluem:

  • Contato direto: ligue ou envie uma mensagem para entender melhor a reclamação, ouvir as queixas do cliente e tranquilizá-lo, colocando-se à disposição para resolver a situação.
  • Resolução rápida: se houver um problema técnico, priorize a solução. Caso o problema seja em relação ao atendimento ou conflitos em algum ponto de contato, garanta ao cliente que serão tomadas as ações de melhorias.
  • Transparência e empatia: assuma erros e explique as ações que estão sendo tomadas para resolvê-los.
  • Monitoramento contínuo: após resolver o problema, acompanhe o cliente para garantir que ele esteja satisfeito e solicite feedbacks para ter um termômetro de como está o sentimento dele em relação a empresa.

3. Conquiste os clientes neutros

Os clientes neutros podem ser convertidos em promotores se receberem a devida atenção. Algumas estratégias incluem:

  • Melhorar a experiência do serviço: identifique pontos de melhoria e implemente soluções de forma proativa, que possam surpreender o cliente.
  • Oferecer vantagens e diferenciais: pequenas vantagens, como upgrades, descontos em pagamentos em dia, ou brinde por aniversário de contrato, podem fazer a diferença.
  • Criação de um canal de feedback: Dê espaço para que esses clientes expressem opiniões e demonstre que você está ouvindo.

4. Engaje os promotores

Os promotores são ativos valiosos para sua marca. Para mantê-los engajados e incentivar indicações, considere:

  • Programas de indicação: ofereça vantagens para clientes que recomendam seu serviço a amigos e familiares. A vantagem pode ser em dinheiro, descontos ou até brindes.
  • Depoimentos e cases de sucesso: incentive promotores a compartilharem suas experiências positivas em redes sociais e avaliações online.

5. Monitore e aprimore continuamente

A pesquisa de NPS não deve ser um evento isolado. Utilize os feedbacks coletados para aprimorar constantemente o serviço e monitorar a evolução da satisfação do cliente. 

Algumas boas práticas incluem:

  1. Medição periódica do NPS.
  2. Identificação de padrões de insatisfação e solução proativa.
  3. Capacitação da equipe para um atendimento de excelência.
  4. Comparar seu NPS com benchmarks do mercado para entender seu posicionamento.

Facilite suas tratativas com IA

Tratar corretamente os resultados da pesquisa de NPS é fundamental para reter clientes e fortalecer a reputação do seu provedor de internet. 

Ao agir rápido sobre as reclamações, encantar os clientes neutros e engajar os promotores, você cria uma base de consumidores leais e satisfeitos. Mas, no dia-a-dia, esse trabalho pode ser demorado. 

Pensando nisso, a Zapisp implementou uma Inteligência Artificial na plataforma. Ela ajuda sua equipe a responder feedbacks de forma assertiva e personalizada, usando o histórico do cliente, o que facilita a resolução de tratativas.

Veja do que a ZAPISP IA é capaz:

  • Recomendações práticas de tratativas baseadas no histórico de interações do cliente.
  • Mais agilidade na solução de problemas, melhorando a experiência do cliente.
  • Transforma os feedbacks em insights utilizáveis, ajudando a equipe de atendimento a lidar com grandes volumes de dados e tratativas.

Agora que você já sabe o que fazer após uma pesquisa de NPS, que tal colocar essas estratégias em prática e impulsionar a retenção de clientes no seu provedor?