O fim de ano costuma ser desafiador para provedores de internet. O foco das pessoas fica voltado para festas, presentes, viagens e despesas extras, como IPTU e materiais escolares. Com tudo isso, vender mais assinaturas requer um esforço ainda maior do que é realizado ao longo do ano, afinal, a mudança de fornecedor de internet não é prioridade.
Além disso, o mês de dezembro traz uma combinação de inadimplência e insatisfação dos consumidores, que nem sempre entendem a sobrecarga da conexão.
Imagine a cena: sua internet está ótima, mas no Natal chega a família toda. Smartphones conectados, tablets no YouTube, TVs e videogame online... Resultado? Uma conexão sobrecarregada, clientes frustrados e até pedidos de cancelamento.
Como evitar isso e ainda aumentar suas vendas? Trouxemos 5 estratégias para te ajudar!
Estratégia 1: pesquisa + campanha de indicações
Ative a sua rede de clientes para ajudar nas vendas!
Nessa estratégia, você pode unir duas ações em uma: realizar uma campanha de pesquisas NPS e, para os clientes que deram notas acima de 8, convidá-los para um programa de indicações em que o cliente ganha descontos, brindes ou benefícios por trazer novos assinantes.
Exemplo: "Indique um amigo e ganhe 50% de desconto na sua próxima fatura. Seu amigo também ganha um bônus na primeira mensalidade."
Esse tipo de ação engaja os clientes e pode gerar resultados rápidos.
Estratégia 2: promoções de upgrade
Crie pacotes especiais para aumentar a velocidade ou incluir benefícios extras para quem já é cliente. Use mensagens do tipo:
"Recebendo visitas neste fim de ano? Garanta uma internet rápida para todos! Faça um upgrade com desconto exclusivo."
Dessa forma, você aproveita o contexto do aumento de dispositivos conectados e melhora a experiência do cliente. Oferecer brindes para quem aproveitar a promoção também é uma ótima opção para motivar o upgrade.
Estratégia 3: condições irrecusáveis
A maior objeção de compra em dezembro é a questão dos altos custos que este período do ano demanda. Para vencer este obstáculo, aposte em condições que aliviem o bolso dos clientes no curto prazo.
Promoções como "Assine agora e só pague a primeira mensalidade em fevereiro" são irresistíveis nessa época de gastos elevados.
Estratégia 4: campanhas temáticas e presentes
Aposte no clima festivo para criar campanhas atrativas. Ofereça descontos com temas natalinos, sorteios de brindes ou até mesmo parcerias com outras empresas para oferecer experiências. Exemplos:
Combo: crie combos que envolvam o assinante e mais alguém que ele indicar, como: "Assine e ganhe 2 meses de assinatura grátis para você e um amigo ou familiar." ou “Contrate seu plano de internet em dezembro e ganhe assinatura do streaming X”.
Experiências: Ofereça vouchers de restaurantes, ingressos de cinema ou de algum show importante da sua cidade, para clientes que contratarem em dezembro. Outra ideia é fazer um sorteio de algo atrativo como uma viagem ou diária em algum hotel.
Temático: Para quem assinar em dezembro, ofereça brindes como: cestas natalinas, champanhe com taças personalizadas desejando Feliz ano novo, vinhos, etc.
Estratégia 5: campanha de relacionamento
Use canais como WhatsApp e e-mail para enviar campanhas personalizadas desejando boas festas. Isso pode ser no formato vídeo, envolvendo os funcionários do seu provedor, imagem ou um texto bem escrito (sem ser clichê).
Lembre-se sempre que o relacionamento é fundamental para o cliente se sentir importante para você, o que pode ajudar na retenção e na realização de novas vendas.
A Zapisp pode ajudar seu provedor a vender mais
A Zapisp é a plataforma nº1 de sucesso do cliente 100% voltada para provedores de internet. Sabe o que isso significa? Nós entendemos profundamente os desafios que o seu provedor enfrenta e temos os recursos e estratégias ideais para você superá-los.
Realize as estratégias que citamos neste conteúdo com ajuda da Zapisp de forma simples e automatizada. Veja alguns dos nossos recursos:
- Pesquisas de NPS, pós-atendimento ou personalizadas;
- Envio de campanhas personalizadas por e-mail, WhatsApp e SMS;
- Programa de indicações fácil de gerenciar;
- Tratativas com auxílio de Inteligência Artificial.
O fim do ano não precisa ser uma época de baixa para o seu provedor. Com as estratégias certas e a ajuda da Zapisp, você pode superar os desafios, fidelizar clientes e aumentar suas vendas!
Está pronto para vender mais neste fim de ano? Agende uma demonstração agora mesmo e colha os resultados ainda esta semana! ✈️