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Como reduzir a inadimplência em seu ISP

Como reduzir a inadimplência em seu ISP

Publicado por:
Amanda Vaz
Publicado em
January 31, 2025

A inadimplência é um dos principais desafios enfrentados pelos provedores de internet, pior que ela, só os cancelamentos de assinatura, mas esse assunto fica pra outro texto.

A falta de pagamento pode comprometer o fluxo de caixa, dificultar investimentos e até mesmo ameaçar a continuidade do serviço. Por isso, é fundamental adotar estratégias eficazes para minimizar os atrasos.

Neste artigo, abordaremos as melhores práticas para reduzir a inadimplência e manter a saúde financeira do seu provedor de internet. 💰

Principais causas da inadimplência

O primeiro passo para combater a inadimplência é entender por que os clientes deixam de pagar. Assim, é possível realizar uma abordagem mais sensível, que não abale o seu relacionamento com o cliente.

Os principais motivos incluem:

  • Esquecimento: muitos consumidores esquecem a data de vencimento da fatura.
  • Dificuldades financeiras: alguns clientes passam por momentos de aperto financeiro e priorizam outras contas.
  • Insatisfação: quando o cliente está insatisfeito com o serviço, ele pode decidir não pagar.
  • Falta de canais de pagamento acessíveis: se o provedor não oferece opções fáceis para pagamento, isso pode dificultar para o cliente.

Agora que já identificamos as principais causas, vamos encontrar soluções para cada uma delas.

1 - Ofereça diferentes opções de pagamento

Facilitar o pagamento é essencial para reduzir a inadimplência. Pense que você tem diversos perfis de público, dos mais práticos, que estão habituados ao pix, até aqueles que não abrem mão de ter o boleto físico para pagar em lotéricas.

Considerando isso, garanta as seguintes alternativas:

  • Boleto bancário: opção popular e de fácil acesso para a maioria dos clientes.
  • Cartão de crédito: possibilita pagamento recorrente, evitando esquecimentos.
  • PIX: rápido e sem taxas para o cliente.
  • Débito automático: garante o pagamento em dia sem necessidade de ação do cliente.

Quanto mais opções forem disponibilizadas, maior a chance do cliente pagar em dia, já que ele escolherá a forma que se sente mais confortável para cumprir com a obrigação.

Em relação ao envio de boletos, pix e trocas de formas de pagamento, prepare o máximo de canais possíveis (WhatsApp, e-mail, aplicativo…), proporcionando maior acessibilidade aos seus clientes.

2. Invista em comunicação e lembretes de pagamento

É natural que clientes atrasem o pagamento simplesmente porque esquecem a data de vencimento. Para evitar isso, insira na sua rotina o envio de mensagens automáticas. Pode ser por WhatsApp e e-mail.

Caso o provedor tenha um app próprio, use-o para lembrar o cliente com notificações simples.

Para casos recorrentes, uma abordagem mais direta, pelo telefone, pode ser mais eficaz.

Essas comunicações proativas têm o poder de reduzir consideravelmente os atrasos.

3. Implemente políticas de cobrança eficientes

Ter um processo claro para cobrança é fundamental, não só para ajudar na saúde financeira da empresa, como para evitar mal estar com os clientes e manter o bom relacionamento.

Aqui, a primeira dica é definir prazos para cada etapa da cobrança. Por exemplo, um lembrete 3 dias antes do vencimento, um aviso logo após o atraso e uma notificação formal após um determinado período.

Em caso de inadimplência recorrente, tenha um plano para negociação de dívidas, oferecendo descontos ou parcelamento para estimular a quitação.

Adotar multas e juros é uma ação utilizada em diversos segmentos do mercado e pode ser eficaz para incentivar o pagamento em dia.

O último recurso a ser usado é a interrupção do serviço. Essa ação é mais radical, então é importante que seu provedor tenha algum mecanismo para realizar um desbloqueio em confiança. 

Essa ação pressiona o cliente a fazer um pagamento imediato mas, tendo o recurso de desbloqueio rápido, ele não fica tão prejudicado.

4. Atente-se para a satisfação dos clientes

Clientes satisfeitos têm menos chances de se tornarem inadimplentes, portanto, atente-se para atitudes que estimulem a satisfação e fidelização. Veja algumas dicas:

  • Ofereça um suporte eficiente, com respostas rápidas e resolução de problemas de forma eficaz;
  • Crie programas de fidelidade com benefícios para clientes que pagam em dia;
  • Realize pesquisas de satisfação regularmente para identificar pontos de melhoria e realizar ações estratégicas com clientes que estão insatisfeitos de forma proativa.


5. Automatize a gestão financeira

Sistemas de gestão integrada ajudam a acompanhar pagamentos, emitir faturas e enviar cobranças automáticas. Isso reduz erros, proporciona maior agilidade nos seus processos, além de permitir maior controle financeiro.

Existem vários sistemas no mercado, como ERPs especializados para provedores de internet, que podem otimizar esse controle.

Como você pode ver, reduzir a inadimplência no seu provedor de internet exige uma combinação de estratégias: oferecer meios de pagamento acessíveis, investir em comunicação eficiente, adotar políticas de cobrança claras, automatizar processos e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Ao implementar essas boas práticas, seu provedor conseguirá diminuir os atrasos, melhorar o fluxo de caixa e manter um serviço sustentável. Comece a aplicar essas dicas hoje mesmo e veja a diferença nos seus resultados!